o qUE é
A Arte-Psicoterapia é um método de intervenção psicoterapêutica (acompanhamento psicológico) que utiliza o processo criativo como instrumento de transformação e tratamento de vários quadros psicopatológicos.
A arte-terapia/psicoterapia diferencia-se de outras terapias pelo facto de integrar o simbólico através da imagem com o racional e o emocional, numa perspetiva holística e integrada da Pessoa. A elaboração subjacente ajuda o paciente/cliente a ultrapassar dificuldades pessoais e de relação com o Outro, promovendo o crescimento, o poder pessoal e o bem-estar emocional.
As sessões/consultas não pressupõem qualquer pré-requisito artístico. A abordagem aos materiais flui naturalmente.
O processo criativo em arte-psicoterapia, poderá envolver expressão plástica, expressão musical, escrita, expressão dramática, modelagem, fotografia ou vídeo.
Pretende-se fomentar o desenvolvimento de competências no âmbito da resolução de problemas e no encontro de estratégias adequadas para lidar com o sofrimento. Deste modo, a criatividade é reforçada enquanto recurso interno potenciador de realização pessoal e de atribuição de significado e sentido para a vida.
Desde o inicio do século XX que as neurociências têm vindo a interessar-se pela criatividade enquanto abordagem terapêutica, nomeadamente no tratamento de doenças do humor e perturbações de personalidade. Mais tarde, a Arte-Psicoterapia alarga o seu âmbito de intervenção.
Hoje em dia é indicada no tratamento de vários sintomas psicológicos e pode realizar-se em vários contextos.
A verbalização (palavra) é utilizada como meio de dar sentido à criação, associar aspetos do Eu e organizar a informação e o pensamento. O Arte-Psicoterapeuta promove o discernimento e a clareza de espirito, abrindo espaço para novas perspetivas e novos funcionamentos.