dEI pOR mIM . . .
a pensar no meu direito e dever à liberdade enquanto pessoa e cidadã. Liberdade a quanto obrigas! A quanto ME obrigas!
Ser livre impõe-me a responsabilidade de fazer escolhas, de presumir um caminho e a ter discernimento para usar a liberdade com sabedoria. A experiência é mestre e assim adquirimos maturidade e autoconfiança. Trabalhamos para fazer melhor e para sermos melhores pessoas. Dá trabalho! Mas no final conforta-nos a serenidade da consciência, “Fiz o melhor que podia e sabia”.
Mas hoje interrogo-me sobre coisas que controlam a nossa vida e por isso condicionam a nossa liberdade de uma forma pragmática: O TEMPO
Nascemos com tempo. Dizem, “tens a vida pela frente”! Estudamos, trabalhamos, constituímos família, evoluímos na carreira e aumentamos o nosso poder de compra para adquirirmos mais coisas. Diplomas, títulos, carros, casas, roupas, mais dinheiro. Umas coisas queremos, outras precisamos de ter. O Tempo passa. Sentimo-lo a escapar-se lentamente. Mais tarde, pareceu-nos que passou (tudo) tão rápido.
A nossa liberdade individual ou colectiva não controla o Tempo. Ele tem o seu ritmo, a sua temperatura e o seu real feel. Alguém com 40 anos pode sentir-se como se tivesse 30 ou como se tivesse 50 …
Claro que não podemos alterar a nossa idade biológica mas podemos fazer escolhas que nos permitam sentir e saborear o tempo, mais leve e devagarinho. Temos liberdade para escolher como queremos e precisamos de passar o nosso tempo (de vida).
Ser livre para fazer o quê?
Construir o quê? Com quem?
Dar e a receber o quê?
Sonhar o quê? E para quê?
Sou livre de comprar um relógio mas não posso comprar o Tempo. No entanto, pago um preço por este super-poder que é Ser Livre.
Escolho construir bem-estar para viver uma vida realizada. Chamem-lhe Tempo de Qualidade! Ter menos tempo de vida biológica implica necessariamente revermos o modo como exercemos a nossa liberdade e o valor que atribuímos ao nosso Tempo …, àquele que nos resta, é claro!
Viver o hoje, com, e em liberdade, permite-me ser dona do meu Tempo e assim viver Livre, sem ficar refém.