dEI pOR mIM . . .
a tentar encontrar sinónimos da palavra trabalhador, que por vezes me parece anacrónica. Colaborador é mais atual e detém uma aura de maior humanidade e participação no colectivo da empresa ou organização. E depois ocorreu-me a palavra ganha-pão. Segundo o dicionário é um ofício ou seja uma “atividade que é exercida por alguém, temporária ou definitivamente, e que exige algum grau de especialização …”
Ganhar o pão é o ofício de obter sustento para si e para a sua família. O pão é um alimento básico e essencial na alimentação do ser humano. Ganhar o pão significa assegurar a sobrevivência.
Para mim, Ganha-pão é aquele que vai à luta, que sai da caverna para enfrentar o bisonte, pondo a sua vida em risco em prol da tribo. Usa o seu engenho e a sua criatividade para fintar a presa, derrotá-la e trazer o jantar para casa. Muitos foram à luta a 1 de maio de 1886, enfrentaram a guerra e entregaram a vida por um bem maior. Celebramos a sua memória.
Ganha-pão também é aquele que fica a semear, a lavrar a terra e a assegurar colheita para os seus. E aquele que fica a olhar pelos mais novos e a cuidar dos mais idosos.
O ganha-pão é determinado e persistente no seu caminho. Tem um objetivo muito claro, trazer salário. Para isso, às vezes tem de aturar muita m … e engolir muito sapo. É resiliente. Não desiste. Arregaça as mangas sempre que for preciso. Colhe a bonanza e aguenta as tempestades.
Sobrevive a crises, guerras e pandemias. O ganha-pão aderiu ao teletrabalho, ou encontrou novas oportunidades ou está a atravessar um deserto.
O que ganha o pão merece-o. Trabalhou para isso.
Somos descendentes dos que trabalharam, ganharam o pão, arriscaram a vida e sofreram privações para que pudéssemos estar aqui hoje a trabalhar, a ganhar o pão para os nossos.
Ganha-pão é um termo despido de enviesamentos políticos e com uma sonoridade vintage ou retro. Não sei. Mas gosto.
FELIZ DIA DE QUEM GANHA O PÃO!
https://www.facebook.com/paulapriorguerrinha